quinta-feira, 25 de junho de 2015



 RUM

Muita gente pensa que o rum e igual a cachaça,mais a sua grande diferença se encontra em um pequeno detalhe, no processo de produção entre os dois destilados, é que o rum é feito com o caldo cozido da cana, o melaço, um subproduto do processo de produção do açúcar. Já a cachaça, historicamente, sempre foi feita com o suco fresco, que a gente chama de garapa.

CURIOSIDADE : existem 2 tipos de rum o branquinho que e feito a partir de destilação pura, e o mais escuro que tem a cor modificada por conta do armazenamento e envelhecimento que e feito em barris de carvalho e madeira.






O rum surgiu no começo do século XVII nas colônias britânicas do Caribe, provavelmente em Barbados. O rum teria originado  dos subprodutos da indústria do açúcar, antes considerados lixos indesejados e muitas vezes descartados no mar






Ao cozinhar o caldo da cana, as substâncias presentes no produto, como os ésteres, os aldeídos e o álcool superior são alterados, modificando o sabor final da bebida.


No entanto, pelo Caribe, em países de colonização francesa, como Guadalupe, Martinica e Haiti, há um tipo especial de rum chamado Rhum Agricole que é feito a partir do caldo de cana espremido na hora. A versão caribenha, apesar de também ter como materia prima a garapa, apresenta diferenças importantes em relação à cachaça, como o teor alcoólico que pode chegar até 70% em algumas regiões.







Ele pode ser  envelhecido total ou parcialmente, em recipiente de carvalho ou madeira equivalente, conservando suas características sensoriais peculiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário