quarta-feira, 24 de junho de 2015

TEQUILA

A tequila e uma Bebida destilada , feita a partir de uma planta chamada de agave-azul, planta essa que se encontra em tequila cidade do México ao redores de um vulcão.







Os mexicanos só consideram as verdadeiras tequilas aquelas que são feitas pela própria cidade de tequila, tendo ate entrado na justiça para que a palavra tequila seja exclusivamente para a própria tequila,pois produtores de outra regiões fazem outros destilados do agave-azul e põem o nome de tequila.




Seu teor alcoólico varia de 38–40%, mas pode ser produzida entre 31–55%.

Antes do engarrafamento, a bebida passa então por uma filtragem e tem seu teor alcoólico reduzido para cerca de 40º.

Para melhorar a sua maciez, individualidade e aroma, o produto filtrado é armazenado em barris de carvalho antigo, onde envelhecerá sem ser perturbado. Para ser chamada Tequila, o destilado precisa ter ao menos 51% de Agave Azul.
 


A Tequila pode ser dividida em Blended (Ex.: José Cuervo Silver/Gold/Black) ou 100% Agave (Ex.: José Cuervo Tradicional/Reserva de La Familia). Ambas qualidades são deliciosas, porém, as Tequilas 100% Agave possuem o tradicional sabor da Tequila mais acentuado.







Além desta, podemos classificá-las pelo tempo de envelhecimento: Blanco, Jovem, Reposado, Añejo ou Extra Añejo, em ordem crescente do tempo de maturação. Período de de envelhecimento em barris de carvalho de cada denominação:

Tequila Blanco – sem envelhecimento (Ex.: Blanco Sauza).
Tequila Jovem – até 2 meses (normalmente as Silver, como José Cuervo Clássica)
Tequila Reposado – cerca de 6 meses (Ex.: José Cuervo Gold)
Tequilas Añejo – mais de 2 anos. (Ex.: José Cuervo Black)
Tequila Extra-Añejo – mais de 3 anos (Ex.: Chinaco
 Negro Extra Añejo – 5 anos. Don Lunas – 10 anos)
Todas estas normas são exigidas pelo governo mexicano para comercialização do produto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário